sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Provas do Enem refletem foco da educação nacional

As provas do enem serão realizadas nos próximos dias 22 e 23 do corrente mês e os assuntos continuam os mesmos: quais os temas com mais chances de cair na redação? Qual será o assunto mais cobrado na disciplina tal? etc. Com essas preocupações, não só por parte dos estudantes, mas também pela mídia em massa, pelas escolas, pais e educadores, constata-se que no Brasil, estuda-se, prioritariamente, para alcançar boas notas e sobressair-se em exames de seleção. Pode não parecer mas isso é um ponto crítico da educação nacional. Estudar apenas por objetivos alheios à necessidade de conhecimento não forma cidadãos, talvez prepare-os para algumas circunstâncias restritas mas não os capacita para a vida.
A educação, nesse caso, funciona como uma escada que leva a objetivos que, na cabeça dos alunos, passam a ser vistos como mais importantes. Conhecer por conhecer, saber para poder refletir sobre determinado assunto passa a ser algo careta e coisa de desocupado, coisa de pessoa que não pensa no futuro.
Mas porque não se faz nada para mudar esse quadro? Será que isso é interessante para os poderosos? Pessoas com conhecimento refletem mais, examinam mais e por fim, questionam mais e isso não é bom para eles. É de total interesse do seleto grupo de poderosos que tudo continuem como está, que as pessoas estudem para ser alguém na vida e não para dar opinião sobre coisa alguma no País. Tá bom demais assim!
Afinal, manter as pessoas estudando por objetivos práticos, além de extinguir as chances de interferências na forma de manipular a massa ainda lhes garantem mão obra barata e em grande número para realização dos seus planos.
Então não se pode estudar e pensar em um futuro profissional? Lógico que pode. Porém, isso não é tudo. Não é só porque um dia se vai trabalhar que se estuda. Estuda-se para compreender melhor a vida, o ser humano, a sociedade, os sistemas, etc. O objetivo de estudar é tornar-se apto para fazer o mundo melhor. É contribuir de alguma forma para melhorar o mundo com os conhecimentos adquiridos. Por isso não se estuda profissões na escola, por isso não se usa ferramentas em sala de aula. Na escola deve-se absorver bons conhecimentos, pois acima de tudo, a escola tem a função de formar boas pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário